07/12/2021

Governo do Maranhão participa de evento virtual alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção

Governador Flávio Dino falou durante a abertura do evento (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (7), o Governo do Estado participou da Roda de Conversa Virtual sobre o Dia Internacional Contra a Corrupção, data celebrada anualmente no dia 9 de dezembro. O evento foi promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão, da qual a Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) é membro, e contou com a participação de autoridades de várias instituições engajadas no combate à corrupção, incluindo o Governo do Maranhão, que foi representado pelo governador Flávio Dino na ocasião.

Compondo a mesa virtual de abertura, o governador destacou a importância do esforço conjunto de toda a sociedade na luta contra a corrupção, considerando que o problema pode acometer não somente o setor público como também outras esferas. “Necessitamos que haja a conjugação de mecanismos institucionais e de atitudes pessoais dos cidadãos”, frisou.

Em sua fala, o gestor também homenageou a STC pelo trabalho premiado e reconhecido nos últimos meses por outras organizações, evidenciando, inclusive, a conquista mais recente da pasta, que foi vitoriosa em várias categorias da primeira maratona mundial sobre integridade, o Integrathon. “Isso mostra a evolução que nós temos buscado nesse órgão, que foi criado logo que cheguei ao Governo, e que está, a meu ver, consolidado por esses resultados”, avaliou o governador do Maranhão.

A secretária Lílian Guimarães também compôs a mesa virtual de abertura do evento (Foto: Reprodução)

Durante o evento, foram abordados os resultados e próximos passos do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), da Rede de Controle; o Programa Time Brasil, criado pela Controladoria-Geral da União (CGU) para auxiliar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção; e reflexos das recentes alterações promovidas na Lei de Improbidade Administrativa e dos instrumentos da Nova Lei de Licitações na luta contra a corrupção.

“Eventos desse tipo reforçam em nós a certeza de que a luta contra a corrupção precisa ser diária. Este ano tivemos muitas vitórias, mas ainda há mais desafios pela frente. Vamos continuar comprometidos com a nossa missão de aprimorar a transparência e o controle interno do Executivo estadual”, afirmou a secretária de Estado de Transparência e Controle, Lílian Guimarães, que também integrou a mesa virtual.

A roda de conversa foi transmitida ao vivo através do canal no YouTube da Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (ESCEX/TCE-MA). A gravação pode ser acessada no link: https://www.youtube.com/watch?v=XvhEivx2uxU